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Primeiramente, é importante considerar que experiências imersivas não dizem respeito apenas a esta ou aquela tecnologia, mas ao objetivo de levar o consumidor a ter uma experiência única

É fundamental ter esse conceito em mente em toda a concepção de experiências imersivas para negócios. E você poderá ver a seguir o que são essas práticas. 

 

Contents

O que são experiências imersivas para negócios? 

Elas são as experiências que abrangem todas as ações de uma marca que visam proporcionar a criação de um ambiente digital inesquecível para o consumidor. 

Em outras palavras, estamos falando da criação de uma experiência virtual que faz com que o consumidor tenha uma jornada de compra ou navegação no site, ou projeto digital totalmente diferenciadas. 

Dessa forma, essas tecnologias visam cativar e atrair o público, promovendo envolvimento dinâmico com a marca. E podem ser aplicadas por realidade virtual ou realidade aumentada, por exemplo. 

 

Exemplos de experiências imersivas

Realidade virtual

Primeiramente, vamos falar da realidade virtual. Trata-se de um ambiente no qual dispositivos tecnológicos proporcionam a criação de uma vivência física com a ilusão de realismo. 

Quer um bom exemplo? Para o Natal 2022, a Animalle criou uma experiência inesquecível para o público infantil no Shopping Vitória, um dos principais do estado do Espírito Santo.

O projeto Entregas de Natal em Realidade Virtual foi uma produção para tornar o Natal mais divertido com um game em realidade virtual, utilizando a tecnologia do óculos QUEST 2, da gigante Meta.

Nessa viagem mágica, o jogador ajuda o Papai Noel a entregar presentes nas casas das crianças. O trajeto transporta o visitante desde a vila do bom velhinho até uma cidade onde todos dormem. Cabe ao jogador deixar os presentes nas chaminés para ganhar pontos toda vez que acertar no alvo. 

Ficou curioso? Confira um trecho da experiência:

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Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a sobreposição de elementos virtuais à nossa visão da realidade. 

Em outras palavras, na realidade aumentada, os ambientes físicos são a base da interação e elementos virtuais são adicionados a eles como forma de criar experiências mais ricas. 

 

Realidade mista

A realidade mista é uma mistura de mundos físicos e digitais, que proporciona interações intuitivas em ambientes diversos. Ou seja, essa tecnologia une características da realidade virtual com a realidade aumentada. 

As possibilidades de comunicação resultantes vão além de uma mera soma das duas, sendo quase infinitas. 

 

Benefícios das experiências imersivas para negócios

Experiências de marcas imersivas podem levar o consumidor a algo que ele nunca vivenciou, tornando o contato com as marcas mais personalizado e único. Em um contexto em que a atenção do público é disputada a todo instante, essa é uma estratégia que pode ser muito eficiente.

Nesse sentido, a mídia imersiva possibilita a criação de um ambiente interativo de compras que pode auxiliar na escolha de produtos, por exemplo. Sendo assim, itens podem ser testados em ambientes simulados. 

É por isso que as experiências interativas para empresas vão muito além de oferecer um produto ou serviço. Elas fornecem ao público experiências.

 

1. Mais engajamento com experiências interativas para empresas

A tecnologia imersiva é extremamente dinâmica e possibilita uma interação superior do cliente com a marca. Isso gera uma proximidade diferenciada. 

Por consequência, o engajamento do consumidor com a marca aumenta. Isso porque essas experiências sensoriais são capazes de tirar o público da sua zona de conforto. Ou seja, o consumidor passa a fazer parte ativa do processo de compra no meio digital. 

 

2. Aumento do reconhecimento da marca

É preciso ter em mente que estamos falando de um universo de forte apelo visual, interação envolvente e mensagens que encontrem ressonância junto ao público. Esses são os elementos da tecnologia imersiva que permitem que sua empresa vá muito além das técnicas tradicionais de comunicação e alcance resultados que também são fora do comum. Sobretudo no “branding” ou reconhecimento de marca. 

Nesse sentido, criar uma experiência de marca imersiva é uma inovação empresarial que não se resume à criação de um espaço virtual para interação do público. É preciso usar o recurso como parte de uma estratégia ampla focada em conexões emocionais. Essa é a chave de um reconhecimento que vai além da interação momentânea. 

 

3. Maior produtividade com experiências imersivas para negócios

Treinamentos de funcionários com realidade virtual são uma excelente opção para evitar problemas comuns dos métodos tradicionais, tais como:

  • Atenção dispersa
  • Baixa retenção do conhecimento
  • Excesso de teoria e pouca prática. 

Este último é contornado por simulações realistas utilizando as tecnologias imersivas.

Aprender fazendo aumenta em 75% a retenção do conteúdo e diminui em 25% o tempo de treinamento, de acordo com uma pesquisa.

Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia imersiva tem um vasto campo de aplicação tanto externo (comunicação da marca) quanto interno. 

Sua utilização em eventos corporativos também pode ser notável, atraindo a atenção do público, gerando interação e um recall positivo para a marca. 

 

Conclusão: a revolução da mídia imersiva

Por fim, fica fácil entender os inúmeros benefícios das experiências de marca imersivas. Afinal, elas representam um avanço sem precedentes na maneira de alcançar e envolver o consumidor.  

Acima de tudo, estamos falando de uma dinâmica interativa diferenciada que proporciona uma retenção de marca superior e duradoura na mente do público.

Convidamos sua empresa a conhecer mais dessas infinitas possibilidades de sucesso de sua comunicação. Seremos seus guias! Venha nos conhecer