Animalle Estudio

post-header
Live Empresarial
Bastidores de Live Empresarial produzida pela Animalle Estúdio

Live empresarial é uma transmissão ao vivo pela internet criada por profissionais de comunicação de acordo com um planejamento estratégico. É um excelente complemento para os vídeos institucionais. A live empresarial também pode ser chamada de live corporativa ou live profissional. 

E por que este assunto é tão relevante no atual contexto do marketing digital?

Porque fazer uma live profissional pode trazer muitas vantagens para empresas. Confira:  

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Promover a interação com o público
  • Reforçar a autoridade da empresa em seu campo de expertise e
  • Aumentar vendas, quando combinada a outras estratégias 

Uma transmissão online como essa é um grande atrativo para o espectador. Isso porque permite assistir a um evento sem que seja preciso se deslocar até o local onde ele acontece. 

Além disso, quem assiste pode interagir com outros participantes e com o próprio apresentador. O recurso possibilita mais participação do público e maior alcance do conteúdo.

 

Live empresarial: para quem é indicada?

Live Hero

As lives empresariais são indicadas para empresas que desejam:

  • Fazer treinamento e aperfeiçoamento profissional de colaboradores
  • Emitir comunicados do RH
  • Transmitir mensagens das lideranças internas (CEOs, gerentes, diretores)
  • Divulgar novidades e lançamentos 
  • Gravar palestras, workshops, webinars e outros eventos
  • Valorizar os colaboradores com homenagens
  • Reforçar procedimentos, orientações e valores da empresa
  • Dar dicas de segurança do trabalho, como melhorar a produtividade e outros assuntos relevantes do dia a dia 
  • Dar instruções e apresentar a empresa para novos colaboradores
  • Veicular tutoriais de ferramentas utilizadas internamente, entre outros.

Quando focadas no público externo, essas lives podem promover os serviços e produtos da empresa junto ao seu público consumidor. 

 

Neste post vamos ver:

O Que é uma Live Empresarial?

Por que é Importante Profissionalizar a Produção das Lives da Sua Empresa?

O Que Toda Live Empresarial Deve Ter

Tipos de Live Empresariais 

 

 

O que é uma Live Empresarial?

Live Empresarial
Bastidores de Live Empresarial produzida pela Animalle Estúdio

A live empresarial é uma transmissão de vídeo por streaming, ou seja, pela internet. Ela é diferente dos outros tipos de lives porque está alinhada com o posicionamento estratégico de uma marca. 

Esse planejamento irá determinar fatores como:

  • O objetivo da live
  • Seu público alvo 
  • O formato mais adequado para atingir seu objetivo

E o que esses formatos têm em comum? Todos utilizam equipamentos profissionais operados por técnicos qualificados. Ou seja, uma live empresarial vai muito além de saber filmar num celular. 

Atualmente, as lives corporativas podem ser exibidas nas redes sociais da empresa, em seu canal do YouTube ou por meio de plataformas como o Zoom, por exemplo. 

 

Por que é Importante Profissionalizar a Produção das Lives da Sua Empresa?

Quem já viu lives amadoras sabe o quanto elas deixam a desejar em termos estéticos. Sem falar dos erros que podem acontecer no seu decorrer. Ou seja, uma transmissão feita sem profissionalismo pode comprometer sua imagem. Isso abala a percepção que o público tem de sua marca. E nenhuma empresa quer isso.

Afinal, depois de investir tanto na construção de uma imagem, não vale a pena fazer uma transmissão ao vivo que não seja profissional. Seria aquilo que muita gente chama de “tiro no pé”.  

 

O Que Toda Live Empresarial Deve Ter

Veja abaixo os elementos de uma live profissional. Todos são essenciais para seu sucesso. 

 

Cenário da gravação 

Em primeiro lugar, um espaço personalizado para o tipo de transmissão que a empresa pretende fazer. O local deve ter sistema antirruído, visual coerente com a proposta e objetivo e boa iluminação. 

 

Câmeras e demais equipamentos profissionais  

As câmeras vão garantir mais do que alta qualidade da imagem: também permitirão usar recursos como mostrar diferentes ângulos do evento transmitido. 

Essas tomadas irão diferenciar (e muito) uma live profissional de uma feita com um celular.

Com equipamentos profissionais você também terá opções como colocar legendas (chamadas de lettering) sobre as imagens, por exemplo.

Por fim, a captação de som deve ser feita com um microfone profissional conectado a uma mesa de som. Esse equipamento deve ser operado por um profissional qualificado, garantindo uma live corporativa com áudio de qualidade.   

 

Equipe profissional 

Tenha em mente que um problema técnico é sempre desagradável para participantes e espectadores de uma live. E também prejudica a imagem da sua empresa. Logo, você deve contar com uma equipe qualificada para acompanhar a transmissão. Esses profissionais darão todo o suporte necessário ao streaming.  

 

Tipos de Live Empresarial

A tecnologia do setor não para de evoluir e a criatividade dos profissionais envolvidos não tem limites. Por isso, a lista abaixo não esgota as possibilidades das lives, apenas menciona os principais tipos.  

 

Atrações variadas

Empresas podem escolher levar conteúdo e entretenimento a seu público, seja ele interno (colaboradores) ou externo (consumidor final). Para isso, podem convidar palestrantes, músicos, professores, artistas e outros.

Quando uma atração como essa é focada no consumidor final, pode gerar leads. Isso é sempre interessante. E se a atração for voltada para o público interno, o foco pode ser o bem-estar dos colaboradores. Ou ainda, no desenvolvimento pessoal e profissional deles. 

 

Live empresarial patrocinada 

Uma marca também pode optar por patrocinar a live de um grande artista. O astro do evento deve ser alguém que reflita os valores da marca. Como resultado, isso a tornará ainda mais memorável junto ao público.  

 

Convenção online

Por último, convenções online. Elas foram popularizadas pela pandemia e devem se manter em alta mesmo após esse período. Isso porque oferecem diversas vantagens para participantes e organizadores. Convenções como essas eliminam custos como transportes, alimentação e estadia. 

Uma vantagem adicional é um maior nível de atenção ao conteúdo. Em outras palavras, cada participante reserva um período para estar focado na transmissão sem as distrações presenciais. 

 

Case da Animalle

Assista a algumas cenas da live que fizemos para a Haver Broker e confira o poder do streaming em seu negócio:

Conclusão 

Agora, você já sabe o que é uma live empresarial, conhece seus benefícios e seus principais tipos. Então, por que não incluir esse recurso no seu próximo planejamento de comunicação? 

Sua marca só tem a ganhar! 

Abrir chat
1
Vamos conversar?
Olá, vamos conversar?