Os vídeos já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Mais de um bilhão de horas de vídeo são assistidas todos os dias só no Youtube.

Seja vídeos para entreter ou informar, essa função deve ser cada vez mais explorada para fazer parte do mundo digital.

Os vídeos ganharam espaço desde o surgimento das redes sociais. Há vídeos sobre o dia a dia de pessoas, vídeos de momentos engraçados e vídeos de curiosidades sobre o mundo.

Mas esse formato ganhou ainda outra função, os vídeos promocionais, e para muitas empresas isso é uma importante estratégia para o seu negócio.  

 

Mas o que é um vídeo promocional? 

Quando se ouve o termo “vídeo promocional”, provavelmente a primeira impressão é de um anúncio.

De certo modo pode se configurar um anúncio porque, como definição geral, um vídeo promocional tem como objetivo promover os produtos e serviços de uma empresa aos seus respectivos clientes ou possíveis clientes.

Mas esqueça os anúncios como em comerciais de televisão.

Os vídeos promocionais vão além de apenas vender algo para os clientes.

Um vídeo promocional tem como principal finalidade conduzir a conversa para um nível mais profundo, procurando uma relação mais pessoal e próxima com o cliente, e não deixando um aspecto de “venda” tão evidente.

 

Por que usar vídeo promocional?

O vídeo é um formato de conteúdo versátil e que, se desenvolvido da maneira correta, pode ser envolvente e captar rápido a atenção do cliente.

Ele transmite aspectos visuais que são fáceis de serem compreendidos e também podem ser compartilhados em diversas plataformas, aumentando o alcance de pessoas pelo vídeo. 

Os vídeos estão cada mais acessíveis, pelo aumento significativo de pessoas com acesso à internet e as diversas plataformas de redes sociais.

Outro ponto importante é a facilidade de acessar vídeos em qualquer lugar. A maioria da população já tem um celular com alta tecnologia e internet que possibilita um acesso rápido e de qualidade ao vídeo.

 

O que todo vídeo promocional deve ter?

Esta pergunta é bem importante para se pensar antes de desenvolver um vídeo promocional. Não existe um modelo padrão de criação, mas há pontos essenciais que não podem faltar e que podem ser observados em vídeos promocionais que foram bem sucedidos. 

 

1.Os vídeos devem ser curtos

Principalmente para capturar a atenção do cliente e transmitir a mensagem da forma mais rápida possível. O ideal é que os vídeos tenham, no máximo, 60 segundos.

 

2.Eles provocam alguma emoção no espectador

Para prender a atenção deve se entender as necessidades do espectador e provocar as emoções certas nele, para que o vídeo seja assistido até o fim e a mensagem do vídeo seja transmitida da forma correta.

 

3.O vídeo deve estimular uma ação

Seja de forma sutil como “confie em nós”, ou mesmo um ação por parte do espectador como, por exemplo, acessar o site do produto/serviço ao final do vídeo para se obter mais informações.

 

4.Alta qualidade

Tanto qualidade na imagem visual, quanto qualidade do conteúdo transmitido. Sem erros e de forma clara. 

 

Os vídeos promocionais são uma ferramenta interessante que foge da forma de venda forçada de um produto e/ou serviço e, em geral, eles tendem a ser mais divertidos e mais informativos.

Se você deseja dar à sua empresa a chance de utilizar esse recurso e ter uma ideia interessante para um vídeo promocional, vá em frente e pode contar a Animalle Estúdio!