Animalle Estudio

post-header

A realidade virtual vem sendo apontada como uma das principais tecnologias em desenvolvimento no mercado de entretenimento, saúde e educação.

E com o interesse sobre essa tecnologia aumentando, esse artigo traz um resumo sobre os tipos e modelos de óculos de realidade virtual que estão no mercado no momento.

O que são óculos VR?

Os óculos de realidade virtual, os chamados Headsets, são um display composto por um visor e fone de ouvido, em alguns modelos.

Sua função é promover a sensação de imersão do usuário com a tecnologia de realidade virtual.

Os dois modelos populares são um ligado a um smartphone compatível em que rode um aplicativo específico e os modelos chamados standalone que não necessitam de outro dispositivo para rodar a aplicação.

Óculos para celular é um dos mais simples da categoria. É uma opção com um custo mais baixo, pois você usa o seu próprio celular para projetar o conteúdo em realidade virtual.

Apesar do baixo poder de processamento é uma ótima alternativa para muitos conhecerem o mundo da realidade virtual com um preço acessível.

Google Cardboard

Tipos de Óculos de Realidade Virtual 1O modelo mais barato de óculos é o Google Cardboard.

Feito de papelão, o objetivo é ser um projeto acessível que possa levar a experiência da realidade virtual a todos que tenham um smartphone.

A maioria dos smartphones são compatíveis e os aplicativos necessários para gerar imersão podem ser encontrados na Play Store e na App Store.

No próprio site tem o passo a passo para que você possa criar seu próprio Carboard de papelão.

Samsung Gear VR

Tipos de Óculos de Realidade Virtual 2O Gear VR foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Oculus. Esse dispositivo é compatível apenas com smartphones da Samsung.  Comparado ao da Google Cardboard, o Gear VR oferece mais usabilidade, vem com controles laterais que interagem com os aplicativos.

Oculus Rift

Tipos de Óculos de Realidade Virtual 3É um óculos de realidade virtual desenvolvido principalmente para games. É necessário um bom computador que suporte os aplicativos. O dispositivo possui, além do headset, fones de ouvido e microfone.

Oculus Quest

Tipos de Óculos de Realidade Virtual 4

O Oculus Quest é um headset de realidade virtual sem fios que promete. Ele funciona de forma independente, sem um PC ou celular.

O Oculus Quest foi desenvolvido como sistema de jogo integrado para realidade virtual, para que os consumidores possam jogar em qualquer lugar somente com controladores e um headset de realidade virtual.

É o dispositivo de realidade virtual mais avançado do momento.