A realidade virtual vem sendo apontada como uma das principais tecnologias em desenvolvimento no mercado de entretenimento, saúde e educação.

E com o interesse sobre essa tecnologia aumentando, esse artigo traz um resumo sobre os tipos e modelos de óculos de realidade virtual que estão no mercado no momento.

O que são óculos VR?

Os óculos de realidade virtual, os chamados Headsets, são um display composto por um visor e fone de ouvido, em alguns modelos.

Sua função é promover a sensação de imersão do usuário com a tecnologia de realidade virtual.

Os dois modelos populares são um ligado a um smartphone compatível em que rode um aplicativo específico e os modelos chamados standalone que não necessitam de outro dispositivo para rodar a aplicação.

Óculos para celular é um dos mais simples da categoria. É uma opção com um custo mais baixo, pois você usa o seu próprio celular para projetar o conteúdo em realidade virtual.

Apesar do baixo poder de processamento é uma ótima alternativa para muitos conhecerem o mundo da realidade virtual com um preço acessível.

Google Cardboard

Google Cardboard
Google Cardboard

O modelo mais barato de óculos é o Google Cardboard.

Feito de papelão, o objetivo é ser um projeto acessível que possa levar a experiência da realidade virtual a todos que tenham um smartphone.

A maioria dos smartphones são compatíveis e os aplicativos necessários para gerar imersão podem ser encontrados na Play Store e na App Store.

No próprio site tem o passo a passo para que você possa criar seu próprio Carboard de papelão.

Samsung Gear VR

Samsung Gear VR
Samsung Gear VR

O Gear VR foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Oculus. Esse dispositivo é compatível apenas com smartphones da Samsung.  Comparado ao da Google Cardboard, o Gear VR oferece mais usabilidade, vem com controles laterais que interagem com os aplicativos.

Oculus Rift

Oculus Rift
Oculus Rift

É um óculos de realidade virtual desenvolvido principalmente para games. É necessário um bom computador que suporte os aplicativos. O dispositivo possui, além do headset, fones de ouvido e microfone.

Oculus Quest

Oculus Quest
Oculus Quest

O Oculus Quest é um headset de realidade virtual sem fios que promete. Ele funciona de forma independente, sem um PC ou celular.

O Oculus Quest foi desenvolvido como sistema de jogo integrado para realidade virtual, para que os consumidores possam jogar em qualquer lugar somente com controladores e um headset de realidade virtual.

É o dispositivo de realidade virtual mais avançado do momento.