Os vídeos revolucionaram a maneira de consumir conteúdo na internet, fornecendo informações de uma maneira muito mais interativa, visual e divertida.

O Youtube recebe 400 horas de conteúdo novo a cada minuto e o Brasil é um dos maiores consumidores de conteúdo em vídeo.

Incluir vídeos como uma ferramenta pode trazer benefícios para sua empresa.

Seja um vídeo de uma entrevista com uma especialista, um vídeo de apresentação ou um vídeo promocional é possível perceber que o formato em vídeo é uma tendência e deve ser usado de forma estratégica para divulgação de uma marca.

Reunimos neste post as principais tendências de vídeos para 2020. Fique atento e incorpore um ou mais desses formatos como estratégia de marketing para o próximo ano.

Live Streaming (Vídeos ao Vivo)

As redes sociais mudaram a dinâmica entre empresa e consumidor. Hoje, o relacionamento e a criação de valor para os clientes por meio das redes sociais são uma das principais formas de atrair a atenção para a marca.

Os Live Streamings são os vídeos ao vivo que possibilita ainda mais interação com a audiência e oferece uma experiência mais autêntica por ser ao vivo.

Vlog em Vídeo para Empresas

Os vídeos em formato de vlogs são vídeos onde o principal objetivo é mostrar uma rotina durante um período usado pelos youtubers e influenciadores.

Para empresas este é outro formato de vídeo que aproxima seu trabalho ao cliente.

Imagine poder conhecer a rotina de trabalhos do Google, ou saber como aquele seu produto preferido é fabricado.

É dessa maneira que os vídeos em formado de vlog podem ser utilizados.

IGTV e Vídeos Verticais

A maneira mais fácil e rápida de consumir conteúdo pela internet hoje é com o smartphone. A plataforma do IGTV (ou Instagram TV) lançada pelo Instagram em junho de 2018, possibilita assistir e subir vídeos de até 60 minutos de duração e com qualidade 4K.

E para os usuários da plataforma, o diferencial é o fato dos vídeos serem na vertical, perfeitos para smartphones.

Vídeo vertical é uma tendência faz parte de uma forma de produção web conhecida como mobile friendly. Esse termo se refere a tudo que se adapta aos smartphones.

Essa é mais uma tendência para aproximar ainda mais os usuários e facilitar o acesso aos conteúdos postados nas plataformas, como o Instagram com o celular.

Vídeo 360 graus

Os vídeos 360 graus são vídeos onde é possível rotacionar a visão, enxergando por meio de qualquer perspectiva ao longo do próprio eixo.

É dos formatos mais inovadores e uma ótima forma de prender a atenção do seu público, proporcionando uma imersão do espectador.

O The New York Times lançou uma série de vídeos imersivos explorando as Novas 7 Maravilhas do Mundo, por meio de Vídeo 360 graus.

Vídeo Personalizado

O objetivo do vídeo personalizado é um conteúdo destinado para cada receptor, um público mais específico.

Usa recursos de Storytelling para contar uma história e aproximar o espectador da marca.

O Facebook é uma empresa que utiliza vídeos personalizados em diversos momentos para atrair, cativar e promover a marca por meio deles.

Nesses vídeos curtos, o padrão é o mesmo, mas as imagens e as frases são personalizadas de acordo com o perfil pessoal de cada usuário, certamente você já viu ou até mesmo compartilhou algum conteúdo sobre aniversários, retrospectivas e amizade.

As empresas vêm buscando investir em estratégias para assegurar melhores resultados. Estar atento às tendências e principalmente como o público alvo consome conteúdo é uma forma de se manter competitivo no mercado.