EXPLORANDO O ESPAÇO COM O USO DA REALIDADE VIRTUAL

Você já ouviu falar do Efeito Overview?

É o efeito causado pela mudança percepção que temos do Planeta Terra visto do espaço.

O termo foi cunhado em 1987 por Frank White em seu livro “The Overview Effect — Space Exploration and Human Evolution”.

“Isso refere-se à experiência de ver pessoalmente a realidade da Terra a partir do espaço, que é imediatamente entendida como sendo uma bola de vida pequena e frágil, “segurada no vazio”, protegida e cuidada por uma atmosfera da grossura de papel. A partir do espaço, as fronteiras nacionais desaparecem, os conflitos que dividem as pessoas tornam-se menos importantes e a necessidade de criar uma sociedade planetárias com a vontade unida para proteger este “Pálido Ponto Azul” torna-se tanto óbvia quanto imperativa.”

EXPERIÊNCIA EM PRIMEIRA PESSOA

Efeito OverviewIsso quer quiser que, para sentir o efeito Overview, a experiência precisa ser em primeira pessoa. O astronauta que experiencia este efeito, sente uma profunda admiração pelo Planeta, uma profunda compreensão da interconexão de toda a vida e um renovado senso de responsabilidade para cuidar da natureza.

O mini-documentário Overview apresenta entrevistas com alguns astronautas, que descrevem o que sentiram quando viram a Terra pela primeira do espaço.

NÃO É PRECISO SER UM ASTRONAUTA PARA EXPERIMENTAR O EFEITO OVERVIEW

A startup SpaceVR, de São Francisco, nasceu em 2015 como um projeto no famoso site de crowdfunding Kickstarter para ser o primeiro satélite em Realidade Virtual do mundo.

A ideia é gerar a mesma sensação que os astronautas sentem em quem usa os equipamentos para o “mergulho”: óculos de Realidade Virtual, imersão em tanque de flutuação para simular a gravidade zero, 8 auto-falantes em volta do corpo todo e sensores 4K para capturar os vídeos em 360º.

Tanque de Flutuacao VR

Experimentar o Efeito Overview por 1 hora custa 199 dólares e está disponível em algumas clínicas que possuem o tanque de flutuação e são parceiras da SpaceVR.