TREINANDO FUNCIONÁRIOS COM REALIDADE VIRTUAL

Nos últimos anos, as empresas passaram a usar a Realidade Virtual para treinamento de funcionários em diversas áreas. A tecnologia imersiva está transformando a maneira de aprender e desenvolver novas habilidades.

Entre os benefícios de se usar a Realidade Virtual para treinamento, está o fato de poder testar recursos em áreas de alto risco como, por exemplo, aviação, construção civil e energia.

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO COM RV

Grandes indústrias já usam a Realidade Virtual para treinamento de funcionários seja na área de educação, forças armadas, construção, saúde ou automobilística.

Alguns dos benefícios são:

– Baixo ou nenhum risco;

– Seguro, em área controlada;

– Cenário realístico;

– Pode ser feito remotamente, economizando tempo e dinheiro;

– Melhora a retenção da matéria;

– Simplifica temas complexos;

– Ajustável a diferentes estilos de ensino;

– Inovador.

 

COMO A REALIDADE VIRTUAL PODE SER USADA EM CADA ÁREA

Forças Armadas

Treinamento VR - ExércitoOs militares usam a simulação em RV para ajudar no treinamento de cadetes, de forma que eles podem repetir o aprendizado e os erros não trazem riscos.

A Realidade Virtual permite provê uma maneira imersiva de treinar recrutas e otimizar operações complexas. Além disso, a Realidade Aumentada contribui para o treinamento de oficiais com visão 3D na manutenção e reparo de equipamentos.

O exército americano desenvolveu o projeto Synthetic Training Environment para o treinamento de soldados. Com ele, a infantaria tem uma área unificada que permite que se pratique combate em diferentes terrenos e ambientes dezenas, mesmo centenas, de vezes antes de pisar na zona de combate.

Logística

Treinamento VR - LogísticaCom a ajuda da Realidade Aumentada e imagens em 3D, situações realistas podem ser simuladas para que o funcionário tenha a perspectiva do mundo real.

Permite o treinamento de funcionários sobre máquinas grandes e complexas ou sobre equipamentos especializados com risco zero de acidentes.

A gigante DHL é uma das empresas que vêm testando a RV para treinamento na área de logística.

Petróleo

Treinamento VR - PetróleoPlantas de refinarias são algumas das mais complexas áreas de maquinários do mundo.

As plataformas são controladas por funcionários altamente treinados e o ambiente de trabalho é bastante perigoso. Portanto, o treinamento é parte vital.

No Brasil, a Braskem, maior produtora de termoplásticos das Américas, usa a Realidade Virtual para treinamento em equipamentos críticos em locais de alta periculosidade.

Os comentários estão desabilitados.