Contents
USANDO VÍDEO 360º EM CAUSAS SOCIAIS
Há muito tempo a Realidade Virtual deixou de ser apenas a tecnologia para entretenimento.
Empresas já usam-a para entrevistar novos candidatos a emprego, outras para melhorar a experiência do cliente através da imersão.
No campo da educação, as possibilidades são rompidas a cada dia. Novos projetos e novas pesquisas aparecem tão rápidos quanto a própria tecnologia.
E há um fator importante que trafega por entre os diversos uso da Realidade Virtual: a empatia.
A empatia nos ajuda a entender melhor o que outras pessoas sentem ou vivem. Nos sensibiliza para causas que nos são desconhecidas e pode nos gerar compaixão.
E a empatia é um dos muitos benefícios da Realidade Virtual.
Quando falamos de causas sociais, estamos falando de problemas que outras pessoas ou nós mesmos estamos enfrentando.
Aliando o poder imersivo da Realidade Virtual à empatia, conseguimos atingir mais pessoas.
Vídeos 360º no Festival Tribeca
O Tribeca Film Festival é um festival anual de filmes independentes. Foi fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff.
Além da exibição de documentários independentes, longas-metragens e curtas, o festival promove painéis de discussão com personalidades do entretenimento.
Desde 2012, os organizadores incluem projetos de Realidade Virtual e de Realidade Aumentada na programação anual.
“Procuramos por projetos que coloquem a narrativa como item principal. Expandimos o Tribeca para além de festival de filmes para nos tornamos um festival de narrativas”, diz Loran Hammonds, Curador Sênior do Festival.
A programação de filmes imersivos, chamada Cinema360, deste ano trouxe projetos sobre causas sociais. Os filmes incluíram desde o impacto que a guerra causa nas crianças à poluição dos oceanos.
Alguns Filmes Exibidos No Festival Tribeca este ano
Water Melts

“Três episódios sobre pessoas que vão perder alguém que amam. Ninguém sabe o que dizer, então, então discutem sobre nada, riem ou choram e dançam no casamento.
É uma comédia romântica, apesar de tudo”.
Precisa dizer que contém humor negro?
12 Seconds of Gunfire: The True Story of a School Shooting

A reportagem de John Woodrow usou dados sobre o impacto dos tiros e mortes no estudantes e entrevistas com sobreviventes.
O curta de 7 minutos está disponível para ser assistido no Youtube:
Children Do Not Play War
Documentário interativo dirigido pelo brasileiro Fabiano Mixo. É um olhar sobre a guerra na Uganda que, desde 1986 está em constantes conflitos bélicos, já forçou mais de 75 mil crianças a irem à guerra.
Pelos olhos e voz de Aloyo, uma garota de 12 anos que vive em Lira, o documentário nos conta o que as crianças viram, aonde foram e como seu passado persegue o presente.

