Os estilos de vídeos institucionais são uma ótima maneira de se comunicar com seu público. Mostramos aqui seis excelentes vídeos de grandes empresas que usam essa ferramenta de maneira criativa e dinâmica.

É necessário identificar como o público consome conteúdo atualmente e sabemos que o formato em vídeo é uma tendência para 2020.

Neste artigo vamos apresentar os estilos de vídeos institucionais que podem garantir resultados dentro da sua empresa.

Vídeo Institucional Tradicional

A principal característica deste estilo é ser em um formato linear de informações, apresentando os dados na ordem direta, muita das vezes em ordem cronológica de acontecimentos importantes da empresa e de uma maneira bem completa.

Esse estilo de vídeo pode ser usado em reuniões de negócios, em apresentações, para o público interno, além dos meios digitais, como website e redes sociais.

De todos os formatos este agrega valor ao conceito da marca, sendo que um bom vídeo institucional é um dos caminhos mais rápidos para fazer todos os públicos da organização passar a olhá-la com outros olhos.

Este formato é frequentemente feito para comemorar X anos de história da empresa, inauguração da nova sede ou mesmo para mostrar aos clientes antigos que a empresa cresceu.

Vídeo Institucional Moderno

Quando todos os vídeos institucionais eram no estilo tradicional, veio o Motion Design, uma comunicação direcionada para resultados.

O vídeo institucional moderno surge como uma junção de um institucional no estilo tradicional com um vídeo explicativo.

Outra diferença em relação ao formato tradicional é quanto à duração.

Este estilo quase sempre funciona como material de vendas. Necessariamente deve ser curto, com um a dois minutos, chegando a no máximo três minutos de duração, enquanto o tradicional pode ser mais longo, chegando a 6 ou mesmo 10 minutos ao todo.

A estratégia deste estilo de vídeo é gerar maior engajamento e a mais pessoas assistindo até o final, onde é possível inserir uma chamada para ação.

Para quem quer resultados com vendas e marketing, este é sem dúvida o formato mais recomendável.

Vídeo Institucional Emocional

Este é um estilo que não diretamente é sobre o serviço, nem da instituição, pelo menos não de uma maneira direta.

Neste estilo é usado muito o Storytelling. São usadas imagens de impacto ou uma mensagem simplesmente emotiva. Muitas vezes não se usa sequer locução, transmitindo o conceito através de imagens ou de uma história bem contada.

Ao final do vídeo, a assinatura da logomarca apropria aquela mensagem para a empresa ou instituição.

Esse formato é bastante utilizado como objetivo de gerar comoção e engajamento.

É o formato para transmitir as mensagens da sua empresa para que se tornem lembranças quando alguém assistir.