Animalle Estudio

post-header

Treinamento Imersivo Para Empresas

Primeiramente, o Treinamento Imersivo é importante porque vem se estabelecendo cada vez mais como uma forma eficiente de capacitação. Seus resultados são mais rápidos, de alta eficiência e proporcionam redução de custos a longo prazo. 

Esse tipo de treinamento destina-se a qualquer empresa que deseje encurtar distâncias físicas, acelerar a formação de profissionais e garantir uma melhor absorção de conteúdos.

Acima de tudo, o Treinamento Imersivo é indicado para companhias que trabalham com atividades de risco, como operação de equipamentos pesados, por exemplo. Pelo fato de usar simulações da realidade, esse tipo de capacitação permite a prática intensiva em situações do dia a dia sem que haja qualquer tipo de ameaça. tem limites. 

No entanto, devido aos benefícios do Treinamento Imersivo que veremos ao longo deste texto, é fácil compreender que o potencial desse tipo de capacitação não tem limites. Ele pode abarcar as mais diversas empresas e contextos.  

 

Neste post nós vamos ver:

  • O que é Treinamento Imersivo?

  • Como funciona o Treinamento Imersivo?

  • Benefícios do Treinamento Imersivo

 

O que é Treinamento Imersivo?

Treinamento imersivo é uma metodologia de treinamento que usa recursos tecnológicos para simular situações do mundo real. Assim, é possível treinar colaboradores de empresas em um ambiente imersivo, seguro e instigante. 

Essa metodologia combina a sensação de presença de ambientes virtuais com teoria avançada de aprendizado, ciência de dados e design espacial. Tudo para aprimorar a eficácia da experiência e o engajamento do usuário.

Essa abordagem foi criada com base em décadas de pesquisa neurocientífica. Os estudos indicam que o cérebro reage às experiências virtuais como se fossem reais. Em outras palavras, o desempenho em um ambiente de trabalho virtual é um indicador muito preciso do desempenho no ambiente de trabalho real. 

Algumas das principais ferramentas do Treinamento Imersivo são:

 

Realidade Virtual

Simulações digitais são usadas para recriar situações do mundo real. Ou seja, o usuário utiliza óculos especiais e outros equipamentos para uma imersão total no ambiente virtual

 

Realidade Aumentada 

Essa tecnologia acrescenta elementos aos ambientes reais através de uma interface digital. 

 

Realidade Mista

Uma combinação de Realidade Aumentada com Realidade Virtual. Essa tecnologia permite que as interações virtuais sejam mais realistas. Com ela objetos físicos e digitais coexistem em tempo real. 

 

Aprendizagem Imersiva em 3D

Essa técnica promove aprendizado aprofundado e usa visualizações em 3D para proporcionar experiências imersivas aos usuários. 

 

Como funciona o Treinamento Imersivo?

Antes de mais nada, é importante dizer que o Treinamento Imersivo usa dispositivos para simular a interação com outra realidade, onde ocorre o aprendizado.

Dentre esses equipamentos, merecem destaque os óculos e capacetes que proporcionam uma visão espacial ao participante. Com eles o campo de visão se torna mais amplo, indo além das limitações de uma tela. Ou seja, o usuário tem uma visão periférica também. 

Além disso, numa simulação perfeita do que ocorre no mundo real, o participante pode voltar sua atenção para outras áreas do ambiente virtual movendo a cabeça na direção que desejar. 

Quando os óculos e capacetes cobrem os ouvidos do usuário, é possível utilizar sons na imersão. O áudio reforça o realismo da experiência, uma vez que permite transmitir noções como distância, direção e intensidade. 

Por fim, existem dispositivos como as luvas eletrônicas. Elas têm sensores capazes de capturar os movimentos das mãos e dedos. Essa movimentação é reproduzida fielmente dentro do sistema imersivo.

As luvas também ajudam a simular sensações de tato e de força, captando as diferenças de intensidade nos movimentos executados pelo participante.

 

Benefício do Treinamento Imersivo

Confira a seguir os benefícios do treinamento imersivo e entenda o porquê do modelo ser adotado por cada vez mais corporações. 

 

Maior atenção

A experiência imersiva usa estímulos visuais, auditivos e sensoriais para que o usuário sinta que realmente está vivendo determinada situação. Desse modo, a atenção do participante fica focada somente no alvo do treinamento. Por isso, mesmo que aconteça alguma distração externa, quem está sendo treinado continua engajado na imersão. É algo que não acontece nos treinamentos convencionais. 

 

Maior assimilação do conteúdo

A absorção de conteúdo é maior nesse tipo de treinamento, como consequência de maior atenção e estímulos mais intensos. 

Isso porque a experiência de imersão forma novos caminhos neurais no cérebro, o que contribui para a retenção duradoura dos conteúdos. É o equivalente à prática, porém com recursos virtuais. 

 

Treinamentos adaptados à realidade

O Treinamento Imersivo trabalha com ambientes virtuais que reproduzem fielmente experiências vividas na realidade do mercado. Por consequência, são vivências úteis, que dão resultado. 

 

Menor tempo de treinamento

Quando uma empresa opta por treinar usando a experiência imersiva, acelera o tempo de capacitação do colaborador. Isso acontece porque, em ambiente virtual, é possível absorver conceitos teóricos e verificar suas aplicações práticas ao mesmo tempo. A absorção do conteúdo é mais rápida, encurtando a duração total das sessões de treinamento. 

 

Mais segurança

Experiências Imersivas também têm destaque no quesito segurança, o que é fácil de compreender. Quando se usa uma simulação, elimina-se a necessidade de se colocar um profissional ainda em formação desempenhando atividade de risco. É o que aconteceria se esse profissional tivesse que operar uma máquina numa fábrica, por exemplo. Com o Treinamento Imersivo, ele pode errar quantas vezes forem necessárias em ambiente seguro simulado. Em conclusão, ele só irá para a operação real quando estiver plenamente capacitado. 

 

Diminuição de custos

Por fim, o Treinamento Imersivo proporciona redução de custos com capacitação no longo prazo. Isso acontece porque a metodologia permite que mais profissionais sejam treinados à distância, sem custos com deslocamentos ou com a criação de ambientes físicos para simulação.

 

Conclusão 

Em síntese, aderir ao Treinamento Imersivo é uma excelente estratégia para qualquer empresa interessada em capacitações com resultados mais rápidos, eficazes e duradouros. 

Acima de tudo, adotar o Treinamento Imersivo agora é mais uma forma de estar à frente da concorrência em um mundo cada vez mais competitivo e que cobra resultados dia após dia. E que não para de mudar.