Produtora de Vídeo | Animalle Estudio

post-header

A Realidade Virtual deixou de ser um projeto do futuro para estar inserida em nosso presente cada dia mais.

Hoje, há projetos nas mais diversas áreas usando esta tecnologia. Muitas empresas ainda acreditam que trata-se apenas de entretenimento. Neste texto, falamos de algumas instituições que enxergaram as possibilidades e usam a Realidade Virtual seja para o treinamento de seu público interno ou para seus clientes.

Contents

O QUE É A REALIDADE VIRTUAL?

A Realidade Virtual é o uso de tecnologia para criar um ambiente simulado, colocando o usuário dentro de uma experiência. Ao invés de visualizar imagens em uma tela, os usuários são imersos e capazes de interagir com um mundo virtual. Podendo, assim, estimular a maioria dos sentidos, como visão, audição e toque. 

A realidade virtual é capaz de simular um cenário cotidiano (por exemplo, caminhar pelas ruas de um cidade) ou exceder os limites da realidade física e criar um mundo totalmente fora da realidade como, por exemplo, simular um planeta estrangeiro sem gravidade.

Para empresas, a Realidade Virtual está ganhando um espaço maior, sendo usada de forma estratégica, como por exemplo em treinamentos para clientes ou funcionários. Essas são algumas das áreas onde a tecnologia da Realidade Virtual já está sendo usada:

MILITAR

Na área militar já vem sendo adotada para treinamentos em combates. Militares nos EUA e Reino Unido já estão usando isso como estratégias, simulando situações perigosas durante os treinamentos.

ESPORTE

Na indústria do esporte essa tecnologia está ajudando tanto os jogadores quanto os telespectadores. Para os jogadores as simulações são capazes de fornecer dados de desempenho e análise técnica para auxiliar nos treinamentos dos jogadores.

Para os telespectadores a Realidade Virtual vem sendo usado para aumentar e proporcionar uma melhor experiência durante um evento esportivo.

EDUCAÇÃO

Na educação os benefícios já começam a aparecer. Com a Realidade Virtual os alunos são capaz de interagir mais, aumentando o aprendizado. A imersão da Realidade Virtual proporciona maior imersão nos temas propostos, aumentando o desempenho e a motivação dos alunos. 

Separamos algumas dicas para implantar a Realidade Virtual na sua empresa:

IDENTIFIQUE A NECESSIDADE DA SUA EMPRESA

Em qual área a empresa quer utilizar a Realidade Virtual?

A Realidade Virtual pode ser usada para treinamento de funcionários.

Fazer um processo seletivo diferenciado. 

Ou a empresa melhorar a experiência dos consumidores da marca.

PROCURE UMA EMPRESA QUE OFEREÇA SOLUÇÕES DE VR PARA O LOCAL DE TRABALHO

A empresa entenderá sua necessidade e desenvolverá o melhor sistema para poder atender as expectativas.

COMECE AOS POUCOS

Se sua empresa não é do ramo de tecnologia, comece devagar. Introduzindo a Realidade Virtual aos poucos nas áreas de necessidade para ir ganhando espaço dentro da organização e não criar resistência.

Espera-se que a indústria de RV ultrapasse US $ 1 bilhão até o final deste ano e se torne um mercado impressionante de US $ 150 bilhões até 2020. 

À medida que o número de pessoas que usam VR aumenta, haverá inúmeras oportunidades para as empresas incorporá-la em suas operações diárias e colher os benefícios.